Aprendizagem

Aprendizagem colaborativa

Descreve uma situação na qual se espera que ocorram formas particulares de interacção entre pessoas, capazes de desencadear mecanismos de aprendizagem, mas sem que haja garantia de que as interacções esperadas ocorram.
Deve ser assumida, como uma preocupação normal, o desenvolvimento de vias que incrementem a possibilidade da ocorrência dos vários tipos de interacção pretendidos.

É uma aprendizagem feita em grupo, ou seja, através da interacção entre os/as formandos(as) da partilha de saberes e das discussões em torno do tema, esbatem-se as dúvidas e chega-se à aprendizagem colectiva e ao conhecimento individual.

Papel do professor/tutor
·         Na aprendizagem colaborativa o professor deixa de ter um papel central. Passa a ser mediador e catalisador no decorrer do processo de aprendizagem.
O individualismo, empobrece a aprendizagem


 




Aprendizagem Cooperativa


O que ouço, esqueço
O que vejo, lembro
O que faço, aprendo!
Confúcio, disponível em http://www.apcoop.no.sapo.pt

A estrutura da tarefa de aprendizagem cooperativa exige que os alunos (em pequenos grupos) trabalhem junto em pequenas tarefas. Valoriza tanto o esforço individual e colectivo. Uma sessão de aprendizagem cooperativa inclui seis faces essenciais:


1.    Estabelecer os objectivos e o contexto da tarefa;
2.    Dar as informações aos indivíduos (oralmente ou por escrito);
3.    Organizar os formandos em grupos (equipas de aprendizagem);
4.    Proporcionar tempos e assistência ao trabalho de grupo;
5.    Avaliar os resultados;
6.    Reconhecer a relação individual e colectiva.
Numa aprendizagem cooperativa, todos os formandos devem ter tarefas específicas e devem ser responsáveis por elas (interdependência positiva). Trabalhar em grupo, cooperativamente, significa sentido de responsabilidade e de posse de conhecimentos que se adquiriram através do círculo participatório da cooperação.
O elemento mais importante na aprendizagem cooperativa é a interacção face a face. Tem a ver com a ajuda efectiva e eficiente que cada membro do grupo presta aos outros em relação ao processamento de informação, ao feedback que permite o progresso, à reflexão que leva a mais elevados raciocínios e capacidades de decisão, leva a um bom ambiente, com uma motivação elevada. Só pode cooperar quem se conhece e aceita. Portanto, os grupos devem ser pequenos, para que todos os elementos se possam ver uns aos outros (olhar nos olhos uns dos outros). O estar num pequeno grupo é fundamental para que o grupo ganhe consciência dos seus objectivos, trabalhos e os aceite.  
Na aprendizagem cooperativa o ambiente caracteriza-se pela utilização de processos democráticos, os alunos assumem um papel activo e responsabilizam-se pela sua aprendizagem.
A aprendizagem cooperativa tem como objectivo principal contribuir para o sucesso dos formandos, o que só é possível se eles trabalharem de facto, em cooperação, se forem capazes de potenciar as vantagens que o trabalho proporciona.