Tipologias de Educação

Educação Formal:
- É uma actividade educativa que está incorporada no Sistema Educativo. Está legalmente estabelecida pela administração pública no âmbito das suas competências. É uma estrutura académica organizada cronologicamente, tendo como objectivo o de formar novas gerações.
- Tem como principais metas instruir estas gerações dos conhecimentos, dos procedimentos, de hábitos e de atitudes de acordo com a sociedade em que está inserido.
- É um sistema de Integração, Adaptação e Reprodução Social, através do Processo de Ensino - Aprendizagem.
- É estruturado me etapas e níveis de formação progressivos e contínuos, orientados para a concretização de objectivos e metas definidos explicitamente.
- Apresenta sempre um currículo explícito e oficial, que exprime uma certa uniformidade, podendo contudo desenvolver um currículo oculto (tendo em conta os interesses institucionais, pessoais e relações de autoridade).
- Há claramente a diferenciação de papéis sociais através de hierarquias. Emite certificados de estudos, quando há a superação dos objectivos académicos.
- E desenvolve-se em instituições propriamente escolares (escolas, colégios, institutos, universidades).

Educação Informal
- É toda a acção ou processo educativo que não apresenta uma intencionalidade formativa expressa. Emerge da sociedade e acompanha toda a vida das pessoas.
- Acontece a partir de qualquer recurso, contexto e ou agência social e é capaz de provocar nas pessoas que recebem a sua influência, uma aprendizagem efectiva através de uma abordagem:

o   Experimental;
o   Cognitiva;
o   Relacional;
o    Informativa;
o   Comunicacional;
o    De hábitos.

- São os estímulos sociais que sem serem em si mesmo educativos, produzem resultados educacionais. Contudo a acção social desencadeadora de processos de educação informal, pode orientar-se por critérios de intencionalidade, apesar da aprendizagem não ser provocada mas sim espontânea. A aprendizagem também não é sistemática, pois carece de currículo, objectivos educativos ou conteúdos graduais.
- Não se recebe em instituições concretas, nem determina hierarquias nem papéis sociais. Como consequência não se traduz em qualificações, avaliações, certificados e sanção.

- Contribui para desenvolver, aumentar e aperfeiçoar as capacidades das pessoas, facilitando a sua integração na comunidade.
- Os espaços e canais sociais em que um sujeito participa em processos de educação informal, podem ser:

A família;
O grupo de pares;
As religiões;
Os meios de comunicação social;
Os jogos infantis;
As tradições comunitárias.

Educação Não Formal
- Consiste em processos educativos intencionais e sistematicamente organizados. Desenvolve-se em instituições educativas não escolares (centros de formação, associações, universidades, congressos, centros de estudos) que são orientadas para a formação das pessoas em diferentes temáticas.
- Tem capacidade para se integrar com outros programas sociais, independentemente das estruturas do sistema formal, manifestando-se como complementar ou alternativa. O acesso é voluntário e pode não ser gratuito, sendo centrado no aluno e não tanto no educador.
- Tem definido claramente objectivos e metas que deseja atingir, através do desenho de um plano de estudos e de um currículo explícito:
Muito versátil;
Muito flexível;
Muito prático;
E de acordo com as expectativas e necessidades formativas de uma sociedade moderna. Emite certificados dos estudos realizados após satisfazer os requisitos ao longo do processo formativo desenvolvido. Pode definir os possíveis níveis de formação e a organização da Instituição (normalmente descentralizada e local) e a sua hierarquia interna.
Os resultados são mais imediatos e atingíveis. Relaciona-se cada vez mais com a educação formal, e por vezes até se confundem, quando partilham modalidade educativas como a formação ocupacional, a educação de adultos, o ensino à distância ou a Educação artística.
Sebenta do 3º semestre da licenciatura em Educação Socioprofissional da unidade curricular de Métodos e Técnicas de Educação Gerais e Específicos I com a Master Orquídea Campos da Escola Superior de Educação Jean Piaget, Arcozelo