Objetivos educativos:
O objetivo geral do 1º ciclo de estudos em Educação Socioprofissional é formar técnicos com competências para a conceção, implementação e acompanhamento de projetos socioprofissionais e/ou socioeducativos que visem a promoção da integração social e/ou socioprofissional de indivíduos que pertençam a categorias socialmente desfavorecidas. Mais especificamente, o ciclo de estudos pretende:
- Potenciar a apreensão de conhecimentos no âmbito das Ciências Sociais e Ciências da Educação;
- Desenvolver competências científicas, técnicas e metodológicas necessárias à intervenção socioprofissional e socioeducativa;
- Estimular capacidades e competências para o domínio da intervenção social num âmbito geral e alargado, e numa lógica humanista e de empowerment.
Saídas profissionais:
Os diplomados em Educação Socioprofissional podem assumir funções em Departamentos de Emprego e Formação Profissional, centros infantis e juvenis, escolas, gabinetes de orientação escolar e vocacional, gabinetes de educação de adultos, IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social, CERCIS - Cooperativas de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas, e outras organizações de apoio a populações desfavorecidas.
1º ANO
1º semestreUNIDADE CURRICULAR | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|
Antropossociologia Evolutiva | 40 (teóricas) | 2.0 |
História e Geografia de Portugal | 40 (teóricas) 20 (teóricas/práticas) | 5.0 |
Introdução às Ciências Sociais e Humanas | 40 (teóricas) | 6.0 |
Pedagogia Geral e Sociopedagogia | 40 (teóricas) | 7.0 |
Psicologia do Desenvolvimento: Epigénese e Ciclos de Vida | 50 (teóricas) | 5.0 |
Saúde, Higiene, Nutrição e Primeiros Socorros | 40 (teóricas) 20 (teóricas/práticas) | 5.0 |
UNIDADE CURRICULAR | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS |
---|---|---|
Dinâmicas do Mundo Contemporâneo e Evolução do Espaço Português | 40 (teóricas) | 2.0 |
Educação e Intervenção Social: Modelos e Práticas | 30 (teóricas) | 3.0 |
Introdução às Neurociências | 40 (teóricas) | 6.0 |
Métodos e Técnicas de Investigação Social | 20 (teóricas) 30 (teóricas/práticas) | 8.0 |
Sociopedagogia e Formação de Adultos | 40 (teóricas) | 8.0 |
Trabalho de Campo Antropológico | 60 (trabalho de campo) | 3.0 |
2º ANO
1º semestreUNIDADE CURRICULAR | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS | |
---|---|---|---|
Comunicação Educacional Multimédia | 40 (teóricas) 40 (teóricas/práticas) | 5.0 | |
Economia, Economia Social e Cooperativismo | 40 (teóricas) | 2.0 | |
Metodologias e Técnicas de Educação, Gerais e Especiais I | 20 (teóricas) 20 (teóricas/práticas) | 5.0 | |
Portfolio Pessoal (1) | 2.0 | ||
Portfolio Pessoal (2) | 2.0 | ||
Psicologia Social e Comunitária | 40 (teóricas) | 4.0 | |
Psicossociologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 50 (teóricas) 20 (teóricas/práticas) | 6.0 | |
Técnicas de Animação de Grupo | 40 (teóricas/práticas) | 6.0 | |
(1) Portfolio Pessoal I- UC disponiveis na escola ou projeto de portfólio - optar por uma unidade. | |||
(2) Portfolio Pessoal II- UC disponiveis na escola ou projeto de portfólio - optar por uma unidade. |
UNIDADE CURRICULAR | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Atelier de Artes e Expressões Integradas I | 20 (teóricas) 50 (teóricas/práticas) | 6.0 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Iniciação à Prática Profissional | 60 (seminário/estágio) | 6.0 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Metodologias e Técnicas de Educação, Gerais e Especiais II | 20 (teóricas) 30 (teóricas/práticas) | 6.0 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Organização do Trabalho e Ergonomia | 30 (teóricas) 20 (teóricas/práticas) | 4.0 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Portfolio Pessoal (1) | 2.0 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Portfolio Pessoal (2) | 2.0 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tecnologias Especiais de Comunicação Segundo os Handicaps I | 20 (teóricas) 60 (teóricas/práticas) | 6.0 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(1) Portfolio Pessoal I- UC disponiveis na escola ou projeto de portfólio - optar por uma unidade. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(2) Portfolio Pessoal II- UC disponiveis na escola ou projeto de portfólio - optar por uma unidade. 1º semestre
|
Para a conclusão do 1.º ciclo de estudos em Educação Socioprofissional, o estudante cumpriu um plano curricular constituído por 180 créditos ECTS obrigatórios.
O diplomado em Educação Socioprofissional deverá evidenciar:
- Competências de conceção, implementação e acompanhamento de projetos socioprofissionais e/ou socioeducativos que visem a promoção da integração social e/ou socioprofissional de indivíduos que pertençam a categorias socialmente desfavorecidas;
- Competências científicas, técnicas e metodológicas necessárias à intervenção socioprofissional e socioeducativa;
- Capacidades e competências para o domínio da intervenção social num âmbito geral e alargado, e numa lógica humanista e de empowerment.
1 comentário:
gostei muito deste blog . terá que dar continuidade ao mesmo. parabéns
Enviar um comentário