Trabalho de projecto

O Educador Socioprofissional

Metodologias de Trabalho de Projecto:
O projecto é um método de trabalho que requer a participação de cada membro segundo as suas capacidades, com o objectivo de realizar um trabalho conjunto, decidido, planificado e organizado de comum acordo e com a finalidade de responder a problemas encontrados.
O trabalho é orientado para a resolução de um problema e deve obedecer a certas características como ser considerado importante e real por cada um dos participantes; ser profissionalmente, para que permita novas aprendizagens.
O projecto serve para praticar competências sociais, para ligar a teoria à prática, para realizar aprendizagens e desenvolver capacidades de aprender.
O projecto dá-nos mais liberdade na resolução de um problema, pois desde que o objectivo seja atingido somos livres apara adoptar caminhos e, estilos diferentes.
O projecto tem como principais características o desenvolvimento da integração construção de saberes escolares, desenvolvimento de competências e saberes sociais, e mobilização da comunidade, na construção social e educativa.
Existem ferramentas para que o educador socioprofissional implemente o projecto:
1 – Programa que constitui um marco de referência inicial para o educador. Constitui um ponto de partida transmitindo uma ideia comum e de carácter regulador. Procura definir um conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e experiências que possam abranger um todo, de uma sociedade.
Dependendo dos níveis de ensino, existem programas meramente orientativos, mas os mais comuns são os de âmbito nacional, em que cuja elaboração devem participar grupos de trabalho representativos no contexto social.
Para que a funcionalidade do programa seja efectiva e optimizadora, deve integrar o que já existia como novo, deve ser capaz de indicar a forma de fazer e rever os resultados.
2 – Programação é a operacionalização do programa num dado espaço, num tempo em contexto situacional, concretizando os compromissos assumidos. È um instrumento que permite conduzir os pressupostos dos programa geral cuja aplicação deve ser dinâmica. Só assim será possível potenciar a educação.
As condições para que se desenvolva uma programação eficaz e de qualidade, deve apresentar forte sentido de vinculação à comunidade, objectivos partilhados pela maior parte, trabalho conjunto de planificação, avaliação e elaboração de projectos
3 – Planificação: os educadores planificam para satisfazer necessidades pessoais de ansiedade e insegurança, para determinar os objectivos a atingir, clarificar estratégias de acção no processo de ensino. Neste processo as decisões tomadas são sempre condicionadas ao contexto da instituição. Temos elementos invariantes que não podem ser modificados. Quantos mais elementos invariantes existirem, menos é a possibilidade da instituição poder construir a sua identidade, já que estes elementos não podem ser controlados.
A planificação é realizada quando o educador na sua tarefa de ensinar utiliza diversos materiais didácticos que actuam como guias.
4 – Avaliação constitui um dos elementos cruciais do processo. Na avaliação reaparecem todos os elementos dialécticos que fazem parte de cada uma das fases intervenientes, desde a concepção do currículo até aos modelos de elaboração e implementação.

Acção / Intervenção
O Homem precisa da educação para aprender a pensar, a agir e a ganhar capacidade de distanciamento crítico em relação ao mundo natural imediato e a tudo o que a tradição lhe apresenta como natural.
O direito à integração social é, antes de mais, o direito à cidadania enquanto condição indispensável de uma realização humana. Cabe, de uma forma particular, aos Educadores Socioprofissionais criar e alimentar as condições que favoreçam o exercício pleno dessa cidadania. A ajuda educativa prestada pelos educadores, a pessoas e a comunidades em situação considerada de risco (quer para si quer para a sociedade) distingue-se da lógica assistencial na medida em que, respeitando a misteriosa singularidade de cada ser humano e apoiando-se na competência técnica que configura o seu saber profissional, o educador recorre a todos os meios que possam favorecer a evolução positiva dos indivíduos e dos grupos a seu cargo.
Nomeadamente através da concepção e realização de projectos na área da educação para o desenvolvimento, promovendo parcerias, trabalhando em interdependência com outros profissionais em domínios como o da saúde, da segurança ou da integração no mercado de trabalho. No fundo cabe aos Educadores Socioprofissionais criar e alimentar os espaços de mediação necessários a uma socialização feliz.
Têm a missão de desenvolver nas pessoas algo de que elas já dispõem, mas de que não têm consciência das suas potencialidades.
Toda a pessoa tem um potencial, e os Educadores Socioprofissionais acreditam nele. Não vão dizer às pessoas o que elas devem ser, mas sim dar suporte aos seus projectos de vida. O objectivo do educador socioprofissional e da sua prática é tratar cada pessoa dentro da sua individualidade, facilitando o seu projecto pessoal, em vez de tentar ensiná-la o que fazer.

Funções do Educador Social:
Realiza funções polivalentes, em diversos sectores da sociedade. Dá função de educação resposta a um amplo campo profissional, em actividades:
- Culturais
- Sociais
- Educativas e recreativas
Função de base - Ensinar o conjunto de cuidados pessoais.
Função normativa - Ensinar regras e valores
Função de autoridade- Ajudar a saber respeitar os direitos de cada um
Função de ajuda - Proteger, tranquilizar e eliminar as tensões existentes
                             - Ajudar nos aspectos educativos/ aprendizagem

Trabalho de projecto: etapas

Diagnóstico: Detectar Necessidades

 Detectar necessidades
 Estabelecer prioridades
 Fundamentar o projecto
 Delimitar o problema
 Localizar o projecto
 Rever a bibliografia
 Prever a população
 Prever os recursos

Processo

Planificação
o que fazer ?

Aplicação Execução

Objectivos:
 Gerais
 Específicos

Metodologia:
 Actividades
 Técnicas e instrumentos
 Definir a população
 Identificar a amostra
 Recolher dados
 Análise de dados

Calendarização:

Recursos:
 Humanos
 Materiais
 Financeiro

 Desenvolvimento do projecto
 Acompanhamento do projecto
 Controlo do projecto

Avaliação: O que foi alcançado
 Avaliação do diagnóstico
 Avaliação do processo
 Avaliação final
Relatório Final

O que é?
O Trabalho de Projecto é um método que se centra na investigação, análise e resolução de problemas em grupo. O termo “projecto” vem do latim projectu e significa “lançar para a frente, atirar” (Machado, 1977). Projectar significa investigar um tema, um problema, uma situação com o objectivo de a conhecer e, se possível, apresentar interpretações e/ou soluções novas.
Esta metodologia envolve trabalho de pesquisa no terreno, tempos de planificação e intervenção com a finalidade de responder a problemas encontrados, problemas considerados de interesse pelo grupo e com enfoque social. A metodologia de projecto assenta numa ordem lógica de procedimentos e operações que se interligam: "Transformar um problema em projecto e concretizá-lo é, em última análise, o objectivo da pedagogia de projecto (...), entendendo-se por 'problema' a 'diferença entre uma situação existente e uma outra que é desejada"' (Castro & Ricardo, 1994). Daí decorre que os 'problemas' possam ser de vária ordem: cognitivos, efectivos, sociais, institucionais, etc. A metodologia de projecto, enquanto método de planeamento é, a um tempo, uma forma de saber o que pretendemos, de mobilizar e identificar os recursos disponíveis e de circunscrever as fronteiras do campo de acção sobre o qual nos propomos actuar.

Para quê?
- Para praticar competências sociais, tais como a comunicação, o trabalho em equipa, a gestão de conflitos, a tomada de decisões e a avaliação de processos.
- Para aprender fazendo, para ligar a teoria à prática, para fazer uma interdisciplinaridade no projecto.
- Para realizar aprendizagens e desenvolver as múltiplas capacidades das pessoas.
- Para aprender a resolver, partindo das situações e dos recursos existentes.
- Para resolver os problemas encontrados (e posteriormente seleccionados), é preciso estabelecer objectivos/metas a atingir, ou seja, por um lado permitirá manter o projecto sem desvios significativos (eventualmente provocados pela disseminação de tarefas e actividades), e por outro, a focagem nos resultados.

Como?
Para que o projecto não se revele irrealista, desenquadrado e fortuito, há que conhecer e diagnosticar a realidade, identificando os problemas que existem: é a possibilidade de apreensão/compreensão dos problemas que torna o projecto viável e significativo. Recorre-se, então, a variadas técnicas de investigação:
Documentais: análise de textos, recolha de informações, consulta de arquivos;
Não documentais: inquéritos por questionário, entrevistas, observação, entre outras.

Porquê?
Um projecto implica, da parte dos intervenientes, motivação, coerência no caminho a percorrer, pelo que deve estar de acordo com os valores e princípios que regem a sua conduta. Se, em grande parte, o projecto se instaura em função de necessidades e interesses da população - alvo, em boa parte deve ir ao encontro das nossas legítimas aspirações, sentidas por nós próprios.

CASTRO, L. RICARDO, M. - Gerir o Trabalho de Projecto. Lisboa, Texto Editores, 1994.
MACHADO, P. - Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. Lisboa, Livros Horizonte, 1997.

O projecto
O termo Projecto deriva do latim: projectare, que tem como significado "lançar para a frente, atirar, e terá surgido pela 1ºvez no século XV.

Assim, projectar diz respeito ao acto de investigar um determinado tema, problema ou situação com o objectivo de conhecer e apresentar as interpretações dessa realidade.

O projecto, é assim um plano de trabalho que se organiza fundamentalmente para resolver, estudar esse problema.

O trabalho de projecto é assim uma metodologia, caracterizado por um conjunto de técnicas e procedimentos para estudar a realidade social permitindo assim prever, orientar e preparar o caminho para os intervenientes integrantes para a realização do projecto, centrando-se na investigação, análise e resolução de problemas.

10 Fases do Trabalho de Projecto
Segundo Milice Ribeiro dos Santos, podemos verificar que o Trabalho de Projecto, para se desenvolver de forma pertinente e eficaz, terá de se desenvolver basicamente nas seguintes fases:

1- Identificação do Problema
2- Identificação e escultura dos problemas parcelares
3- Constituição dos grupos de trabalho
4- Planificação do Trabalho
5- Trabalho de Campo
6- Dinâmica de teorização e pesquisa no terreno
7- Produção de registos e apresentação do grande grupo
8- Critica avaliativa dos trabalhos de grupo
9- Globalização
10- Avaliação do Trabalho de Projecto

Como podemos verificar, todo o desenvolvimento de Trabalho de Projecto é feito faseadamente, atendendo ao problema e necessidade de cada uma das fases, e implica pois um trabalho de pesquisa, tempos de planificação e uma intervenção com finalidade de responder a problemas.
Deste modo, mantém-se uma constante interacção entre a teoria e a prática, sendo ambas fundamentais em todo este processo.
Sendo centrado portanto num estudo de problemas, procura atingir as suas finalidades (dar soluções a problemas), através de uma reflexão sistematizadora, na teorização, na organização de dados encontrados e na estruturação da produção.
Deste modo, o Trabalho de projecto é fulcral na prática dos educadores socioprofissionais, uma vez que potenciam competências sociais tais como a comunicação, o trabalho em equipa, a gestão de conflitos, a tomada de decisão e a avaliação de processos na sua intervenção; Liga a teoria à prática também através da interdisciplinaridade; para o desenvolvimento de diversas capacidades, e ainda para aprender a resolver problemas partindo das situações e dos recursos existentes;
Fonte: http://web.ess.ips.pt/Percursos/pdfs/Revista_Percursos_15.pdf


 
O conceito de trabalho de projecto

Evolução do conceito de projecto:
·         Antiguidade: projectus - «projectar para a frente», «fazer andar».
·         Para designarem o que hoje entendemos por projecto, os romanos utilizavam propositum (propósito, resolução, decisão).
·         Início do séc. XVIII (Iluminismo): a palavra projecto, no seu sentido actual, começa a ser usada em arquitectura, na filosofia e nas ciências sociais.
·         Finais do séc. XIX: a palavra projecto começa a ser usada em pedagogia (John Dewey).

O Projecto na Educação:

Projecto, segundo definição da UNESCO (Glossairedestermes de technologie educative), é uma actividade prática significante, de valor educativo, visando um ou vários objectivos.
É uma forma de educação em que os alunos, em colaboração com os professores e outras pessoas, exploram e tratam um problema em relação directa com a realidade social.
                                                                                                     (Berthelsen, 1977)

É também possível constatar que num certo número de casos a elaboração de projectos educativos pode inscrever-se numa estratégia de viabilização dos actores sociais que os promovem, o que leva, frequentemente, bem-entendido, ao aparecimento de projectos-vitrina ou projectos-alibis que têm apenas como efeitos os da sua enunciação.
                                                                                                            (Barbier,1996)

O projecto no Sistema Educativo:
·         Valorizar a capacidade de pensar do ser humano;
·         Desenvolver a sua criatividade e modo de intervir personalizado em todas as situações da vida;
·         Desenvolver a interdisciplinaridade, valorizando capacidades e competências relacionadas com os conteúdos programáticos;
·         Ligar a teoria à prática;
·         Resolver problemas, partindo das situações e dos recursos existentes;
·         Forma de superação de dificuldades, que se liga não apenas com o presente, mas também com o futuro, imediato e de longo prazo.

Finalidades do trabalho de projecto:
·         Ajudar a estruturar conhecimentos e promover aprendizagens.
·         Promover a reunião e o uso de materiais relevantes.
·         Organizar o trabalho dos formandos.
·         Contribuir para a solução de problemas e de tarefas.
·         Dotar de responsabilidade as intervenções dos participantes.
·         Desencadear tomadas de posição reflectidas sobre os problemas.
·         Desencadear práticas de auto e hetero - crítica.
·         Identificar finalidades e objectivos e perspectivar o trabalho.
·         Estabelecer relações entre a escola e a vida profissional.
·         Ajudar a compreender o funcionamento da sociedade.
·         Desenvolver competências colaborativas e de trabalho.

Informação disponível em http://www.slideshare.net/ladonordeste/a-biblioteca-escolar-e-o-trabalhode-projecto


Metodologia do trabalho de projecto

O trabalho de projecto é uma metodologia assumida em grupo e que pressupõe a participação de todos os participantes. Implica que exista trabalho de pesquisa no terreno, um tempo dedicado à planificação e à intervenção, com o grande objectivo de responder a problemas encontrados, problemas este de interesse para o grupo e com relevância a nível social.
Implica também uma grande e persistente interacção da teoria à prática. Utilizar esta metodologia, implica recolha e tratamento de dados, estudo de propostas de solução e avaliação contínua.
É centrado no estudo de problemas, mas nem todos os problemas podem ser abordados por esta metodologia. Quanto mais vago, subjectivo e geral for o problema, mais difícil e demorada será a sua abordagem.
Depois de todos os alunos concordarem com o problema escolhido, devem se escolher problemas parcelares, para que o estudo de cada um destes subtemas seja estudado ao pormenor, constituindo assim uma caracterização mais complexa. Cada um destes problemas parcelares ficará ao cargo de um dos pequenos grupos seleccionados previamente que se formaram a partir do grupo inicial.
O essencial desta metodologia é formular o problema, descrevendo-o, conhecendo o seu enquadramento, as suas características ao pormenor, é saber quais os limites onde é possível pesquisar/trabalhar.
LEITE, E.; MALPIQUE, M.; SANTOS, R. Trabalho de projecto 1- aprender por projectos centrados em problemas, Porto: Edições Afrontamento, 1989 - Disponivel em http://www.apena.rcts.pt/aproximar/monumentos/apoio/PDF1/trab_projecto1.pdf
Fases de um trabalho de projecto:

1.      Escolha do tema;
2.      Escolha e formulação dos temas parcelares;
3.      Planeamento do trabalho
4.      Trabalho de campo (no terreno);
5.      Elaboração do ponto de situação;
6.      Tratamento das informações recolhidas e preparação da apresentação;
7.      Apresentação dos trabalhos;
8.      Avaliação (ou balanço).

Disponível em http://aulaportugues.no.sapo.pt/trabalhoprojecto.htm






Entrevista
Uma entrevista permite uma recolha de informação mais aprofundada, intensiva e qualitativa.
Os métodos de entrevista distinguem-se pela aplicação dos processos fundamentais de comunicação e de interacção humana significativos. Permitem retirar informações e elementos de reflexão muito ricos e matizados.
Caracterizam-se por um contacto directo entre o investigador e os seus interlocutores. Exprime-se as percepções de um acontecimento ou de uma situação.
O investigador facilita a sua expressão e evita que se afaste dos objectivos da investigação e permite que o interlocutor aceda a um grau máximo de autenticidade e de profundidade.
É caracterizado ainda por questões abertas, susceptíveis de uma análise de conteúdo (aprofundamento do tema para confirmar dados). É assim um instrumento qualitativo.
"É habitual reservar o termo «entrevista» para as técnicas menos directivas e designar por «questionário» as formas de inquirir em que as questões são formuladas antecipadamente. Porem, na prática, não há consenso sobre os limites de cada um destes termos" (Ghiglione, 1993)
A definição de entrevista como uma conversa tendo em vista um objectivo apresenta a vantagem de ser suficientemente ampla para englobar uma grande variedade de entrevistas possíveis, mas, em contrapartida, é muito vaga para permitir distinguir os diferentes tipos de entrevista.
Freixo, (1993) define dois tipos de entrevista:
      Estruturadas - as questões encontram-se formuladas previamente, ou seja, o entrevistador tem um género de guia para orientar a entrevista e abordar os temas que lhe são pertinentes.
      Não estruturadas - o entrevistador procura ao longo da conversa dados para utilizar na análise qualitativo mas não utiliza nenhum guião. Deixa a entrevista fluir tendo um carácter mais exploratório de um tema ou problema. As entrevistas não estruturadas podem dividir-se ainda em: entrevista focalizada - o entrevistador vai colocando as perguntas que acha mais oportunas ao longo da conversação; entrevista clínica - utilizada no estudo de motivos, sentimentos e conduta dos indivíduos; e, entrevista não - dirigida - o entrevistador sugere o tema e deixa o individuo falar livremente sobre ele.

Principais vantagens:
Profundidade dos elementos de análise;
Flexibilidade;
Limites e Problemas:
Dificuldade em dominar a técnica por esta implicar interacções directas;
Complexidade do tratamento de dados;
Métodos complementares:
Análise de Conteúdo – a transcrição da entrevista é feita na integra, pois tudo pode ser alvo de uma interpretação, mesmo as hesitações por exemplo;
Bibliografia:
FREIXO, Manuel; "Metodologia cientifica - Fundamentos, Métodos e Técnicas", Lisboa, Instituto Piaget, 2009
GHIGLIONE, Rodolph, e MATALON, Benjamim, "O Inquérito - Teoria e Prática", Oeiras, Celta Editora, 1993

Comunicação
A comunicação equivale à transmissão de informação, que segue um esquema básico: um emissor (fonte de informação), envia uma mensagem ou sinal (informação) a um receptor (destinatário da informação). Para que este esquema possa funcionar, é necessário que o emissor e o receptor partilhem o mesmo código e que exista um canal para transmitir a informação.
Segundo Soro (1991), podemos entender a comunicação como um processo de intercâmbio de informação que se estabelece entre duas ou mais pessoas, de maneira a que a "actividade" de uma delas produza alterações ambientais, quer modificando a actividade de outros pessoas, quer influenciando para que ocorram acontecimentos, por meio de outra pessoa. (Soro, 1991)
A comunicação ocorre quando um individuo envia uma mensagem a outro e esta é recebida e percebida.
A comunicação no Homem
É sempre um processo que decorre por etapas. É uma actividade evolutiva, pois a actividade de comunicar tem evoluído ao longo da existência de Homem. É uma actividade acumulativa porque a cada nova linguagem, cada novo médium se sobrejunta aos outros sem que haja um eclipse dos anteriores, reforçando a sua capacidade comunicativa. É também um acto deliberado pois o Homem define objectivos, conscientemente ou não, e que constituem as funções da comunicação. É ainda um processo porque os mecanismos de comunicação são dinâmicos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem Isabel,
é devida importância ter uma noção do trabalho de projecto.
continua com o teu blog...
felicidades